quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Aguardando a resposta de Deus

Deparei-me com a seguinte frase colada no vidro de um carro: “Ora que melhora”. Frase simples, curta e objetiva que aponta para um aspecto essencial na nossa caminhada cotidiana com Deus, onde temos que lidar com questões diversificadas. Por exemplo, você já se percebeu tendo que administrar situações que fogem ao seu controle e que não dependem exclusivamente do seu querer? É possível até que num momento ou outro da sua trajetória de vida, você se perceba sem conseguir entender bem o “por quê” das coisas ao seu redor. E o que dizer a respeito daquelas respostas que aguardamos da parte de Deus, e que tardam em chegar? Como é difícil para cada um de nós ter que lidar com o “silêncio de Deus”.O profeta Habacuque, na sua caminhada com Deus, passa por situações as quais ele não entende. Por exemplo, o “silêncio de Deus”: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?” (1:2). Habacuque experimenta contradições na vida que geram angústias profundas no seu coração, já que o povo caldeu marchava contra o povo de Deus: “Pois eis que suscito os caldeus... Eles todos vêm para fazer violência...” (1:6 e 9). Contudo, no capítulo 2 do livro de Habacuque, vamos encontrar o profeta aguardando uma resposta da parte de Deus para suas queixas. A experiência deste homem de Deus nos ensina três lições fundamentais.

Primeira lição:Quem aguarda uma resposta de Deus tem que preservar a vida de oração. Habacuque encontra-se em espírito de oração apesar do “silêncio de Deus”; apesar da iniqüidade a sua volta; apesar das coisas não estarem como ele gostaria que estivessem. Ele consegue preserva sua vida de oração apesar de todas as contradições a sua volta. Ele nos diz: “Por-me-ei na minha torre de vigia... para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei a minha queixa” (1). Meu irmão, se está difícil...ORA QUE MELHORA!

Segunda lição:Quem aguarda uma resposta de Deus tem que preservar a esperança. Habacuque tem que aprender a lidar com a sua urgência e o tempo de Deus sem perder a esperança. Havia algo da parte do Senhor que ainda estava por se cumprir. Por isso, o profeta consegue preservar a esperança apesar das evidências e nos diz: “A visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado... se tardar espera-o” (3). Todos nós temos as nossas “urgências”. Todavia, enquanto a resposta não vem devemos aguardá-la de uma forma esperançosa e confiante, até que ela chegue no tempo determinado por Deus.

Terceira lição:Quem aguarda uma resposta de Deus tem que preservar a fé. Habacuque nos diz que: “o justo viverá pela sua fé” (4). Enquanto aguardamos respostas da parte de Deus, devemos alimentar a nossa fé através da vida de oração, leitura da Bíblia e a vida de comunhão com os irmãos na igreja. Também não podemos nos esquecer do que a Carta aos Hebreus 11:1 e 6 nos diz sobre fé: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem... De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.Se você está aguardando uma resposta de Deus para a sua vida, você não pode esquecer estas lições. Preserve sua vida de oração. Preserve sua esperança. Preserve sua fé em Deus. Que o Senhor Jesus te abençoe!!!

Sérgio Fonseca Cruzhttp://www.lagoinha.com/monta/monta.asp?pagina=http://www.lagoinha.com/noticias/ver_materia.asp?codnoticia=20535

Fui mais uma vez abençoada e mais uma vez Deus diz: "espere, não desanime, confie, continue orando, com esperança e fé!" Não é fácil esperar por algo que não vê, mas não é isso que é a fé? É difícil esperar quando a resposta que vc tem é contrária ao que vc está vendo hoje, e por isso aguarda uma outra resposta que seja mais condizente com o que vc está vendo e a sua razão diz, mas essa outra resposta não vem... Por isso Deus diz espere e não desanime... Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Amém! [Comentário de Aline Matos]

Agora sim [Vivi falando...rsrs]! Eu tirei isso da comunidade Esperando no Senhor no orkut!!
[http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=277652&tid=2427620250625113449&start=1]
Eu realmente não tenho palavras, eu só sei que quando terminei de ler estava com o rosto "molhado" e o coração queimando então não pude deixar de fazer esse blog!!
Espero que da mesma maneira que foi comigo o Senhor fale com vc que ler isso!!
Bjus a todos.....

Sugestão de Música -----> Esperança - Diante do Trono 7 [pra quem curte nacional] e My hope - Hillsong - Hope [pra quem curte internacional]

6 comentários:

Aline disse...

Oi, Vivi! Gostei do seu blog. Que bom que foi tocada pelo Senhor com esse texto que eu postei na comunidade... quando o li e reli.. rs. ele falou bastante ao meu coração... se der uma procuradinha, lá na comu tem outros falando sobre esse tema, como À espera pelo amado, A espera pelo(a) eleito(a), Para as moças: Vcs sabem esperar?... e outros. Que o Senhor continue te abençoando e usando sua vida para louvor da Sua glória!
Ah! Eu também acredito em milagres! rs..

Leandro Maia disse...

Oi, Vivi!
Também gostei do seu blog. Esse texto é bem edificante mesmo.
Já sei que coisas boas de Deus sairão deste seu blog aqui :)

God bless you a lot.
C ya.

Leandro Maia disse...

Ahhh, e eu também acredito em milagres: Os lindos presentes de Deus para os Seus filhos.

Agora sim,
Até mais.

Lia disse...

Oiiii
Vivi. Excelente idéia de escrever esse Blog.
Saiba que eu já coloquei nos meus favoritos!!!
Sobre o comentário da espera... Tbm me emocionou muito.
Ler essas coisas nos ajudam a lembrar que a batalha que estamos travando, muitos irmãos ao redor do mundo tbm enfrentam. Isso nos fortalece. Fique com Jesus, abençoada.
Bjs Lia

Anônimo disse...

Por que nao:)

Sérgio Fonseca disse...

Olá Vivi! Sou Sérgio Fonseca, o autor do texto em seu blog. Sou Pastor da Igreja Presbiteriana, e também Psicólogo. Moro na Cidade de Niterói. Fico feliz que meus textos possam servir de instrumento de edificação para a vida de várias pessoas dentro e fora do Brasil. Um forte abraço!